Grupo E.T.E. renova SI

O Grupo E.T.E. renovou a sua infraestrutura de servidores, storage, switching e solução de backups dos seus sistemas de informação, recorrendo a tecnologia HP e Veeam, tendo escolhido a Divultec como parceiro estratégico para a apoiar nesta renovação.

O principal objetivo foi aumentar a performance das máquinas virtuais do Grupo E.T.E. e dotar a infraestrutura virtual, que assenta em Microsoft Windows Server 2012 R2, de mais recursos para futuros projetos da empresa.

Para isso o Grupo E.T.E. adquiriu a nova storage HP 3PAR StoreServ 7200c dotando a mesma de dois Tiers de disco (SSD e SAS) e optou também por adicionar à solução de storage o Dynamic Optimization e o Adaptative Optimization, que lhe vão permitir ter sempre os workloads mais pesados nos Tiers de maior performance. Para os recursos de CPU, RAM e Networking foi criado um cluster Hyper-V composto por três HP DL380 Gen9 que serão responsáveis por garantir a continuidade do negócio.

Outro objetivo foi tornar a infraestrutura redundante em todas as suas componentes, incluindo a conectividade com a rede das máquinas virtuais. Para esse efeito foi implementada uma stack com dois switchs HP Procurve 5130 e implementado o IRF (Intelligent Resilient Framework) de forma a garantir o rápido failover para as aplicações mais sensíveis e em simultâneo melhorar dramaticamente a utilização e a performance da rede.

Também a componente de Backup foi toda revista, passando agora o Grupo E.T.E. a possuir uma estratégia de B2D2T (Backup to Disk to Tape) onde os dados com menores retensões passam a ficar guardados em disco (para maior rapidez do restore) e os dados com taxas de retenção mais longas passam a ficar armazenados em tape, com o uso de tecnologia HP, nomeadamente HP Autoloader 1/8 SAS com drive LTO6. A gestão do Backup é realizada pelo Veeam Backup & Replication, que para além de garantir os backups vai também num futuro próximo garantir a replicação das máquinas virtuais mais críticas para um site remoto, aproveitando parte do hardware da infraestrutura anterior do Grupo E.T.E., ficando assim garantida em caso de desastre a continuidade do negócio da organização.