Evento Divultec no Dragão

No dia 13 de abril de 2010 a equipa Divultec entrou no relvado do Estádio do Dragão com o intuito de vencer mais um jogo decisivo. Cerca de 60 clientes deslocaram-se ao estádio para assistir a uma partida que se adivinhava difícil e cujo resultado final era incerto. No entanto, o quarteto defensivo constituído pelo valioso losango Divultec, Microsoft, Dell e Riverbed tinha a lição bem estudada e os intervenientes entraram em campo convictos de um desfecho feliz. A constituição da equipa foi apresentada e, desde logo, o público percebeu que a estratégia tinha sido arquitetada em prol de uma Defesa forte, um meio campo criativo e uma frente de ataque eficaz.

A primeira parte do jogo consistiu na apresentação de cada um dos intervenientes do plantel, partilhando com o público uma mensagem otimista e vencedora. A defesa, composta por duas Storage Dell Equallogic PS4000, primou pela sua consistência e solidez defensiva, providenciando arte e engenho nas vertentes da performance iSCSI, redundância e replicação Disaster Recovery. O papel de trinco foi desempenhado por duas Appliances Riverbed STEELHEAD, ambas responsáveis por combater as adversidades oriundas da necessidade organizacional de dispersão geográfica, latência das linhas de comunicações e larguras de bandas escassas. O meio campo, constituído por Blades Dell PowerEdge M600, demonstrou criatividade, performance e eficácia na construção do jogo. Finalmente, a frente de ataque composta pelos temidos Microsoft Windows 2008R2 Failover Cluster, Microsoft Windows 2008R2 Hyper-V e Microsoft Exchange 2010 criaram grandes problemas no espaço defensivo adversário.

Ao intervalo, a equipa Divultec regressou ao balneário confiante numa vitória que se avizinhava e foi com uma extraordinária motivação que os intervenientes iniciaram a segunda metade deste jogo fulcral para uma massa associativa adepta de soluções capazes de enfrentar inúmeros incidentes, dentro e fora do campo.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, a Divultec não deixou os seus créditos por mãos alheias, e foi com naturalidade que inaugurou o marcador ao demonstrar arte e engenho na migração on-line de dois servidores virtuais, sem qualquer impacto na performance da equipa. O Live Migration do Windows 2008R2 demonstrou qualidades acima da média e, numa jogada estudada e planeada ao pormenor, permitiu uma transposição on-line, sem que o público notasse qualquer indisponibilidade e/ou baixa de performance da sua equipa preferida.

Nos minutos a seguir, A Divultec aumentou a vantagem demonstrando perícia aquando a perda total de um dos servidores de Cluster Dell Blades M600. Com uma grande capacidade física e um espírito de equipa inequívoco, o Windows 2008R2 Failover Cluster assegurou a disponibilidade dos serviços de File Server e Exchange 2010, sem prejudicar o rendimento coletivo.

Com uma vantagem confortável, o público, ávido de golos, manifestou vontade de continuar a pressão ofensiva e foi com naturalidade que a Divultec chegou ao terceiro golo num lance estudado. Desta vez, o Snapshot de um servidor virtual permitiu a reposição em jogo do mesmo, após uma alteração profunda da sua configuração. Sem prejudicar a equipa, numa jogada individual, a Divultec dilatou a vantagem.

O quarto e último golo surgiu já nos descontos e foi fruto de uma estratégia de balneário muito bem planeada. A replicação entre as duas storages Dell Equallogic num link de 1Mb/s, com ajuda preciosa do trinco Riverbed, permitiu isolar o servidor virtual Exchange 2010, mesmo após indisponibilidade total do Cluster Dell Blades M600. O losango Disaster Recovery foi completado em apenas 15 minutos. A goleada concretizou-se, nas bancadas o público estava ao rubro.

Depois do jogo, adeptos e jogadores confraternizaram num almoço durante o qual partilharam mensagens e estratégias na gestão do plantel, opinando sobre as melhores práticas e soluções, no intuito de fazer face a todas as adversidades consequentes dos riscos, incidentes e acidentes, nas quatro linhas e fora delas. Seguiu-se uma visita guiada às infraestruturas do emblemático Estádio do Dragão, espaço sinónimo de grandes conquistas.