BICAFÉ | RiverbedBicafé

Divultec-Bicafe-logo
A Divultec implementou na Bicafé uma solução integrando tecnologia Riverbed, que permitiu ao cliente consolidar na sede do Porto todos os sites dispersos geograficamente.

A solução Riverbed na Bicafé tornou-se uma opção uma vez que este cliente possui delegações no estrangeiro (Luxemburgo, França, Espanha e Marrocos), uma parte significativa dos dados residiam fora do seu centro de dados e não eram controlados. Ao mesmo tempo, crescia sistematicamente a necessidade de gerir e replicar os referidos volumes de dados de modo a aplicar políticas de recuperação em caso de desastre ou para proteger as bases de dados empresariais em caso de perdas acidentais (voluntárias ou involuntárias).

solução

O projeto passou por retirar de todas as localizações as appliances existentes, substituindo-as por uma solução que estabelece os tuneis VPN entre os sites remotos e a sede. Dada a capacidade das appliances Riverbed correrem máquinas virtuais, foi instalada a nossa solução DIVgu@rd com serviços de DNS, DHCP, Firewall e Proxy. Os utilizadores com portáteis e do escritório de Lisboa acedem ao sistema através de Virtual Steelhead Mobile Controller, criando assim uma solução redundante.

testemunho

Testemunho do Diretor de Sistemas de Informação da Bicafé, Jorge Ribeiro, sobre a implementação da solução:

O que levou a Bicafé a investir numa solução de otimização de WAN?
Jorge Ribeiro (JR) – Os nossos utilizadores remotos tinham vários problemas para aceder às aplicações centralizadas através da WAN e havia queixas sobre longos períodos de espera ao transferir ficheiros e documentos.

Que objetivos pretendiam ver alcançados?
JR – Queríamos melhorar a segurança e a integridade dos nossos dados, fazendo o backup para um ponto central. Isso também iria melhorar a gestão dos nossos dados, dado que a nossa equipa informática se encontra na sede da empresa. No entanto, o simples backup dos dados críticos através da WAN demorava muito tempo a concluir, por isso não podíamos alargar este processo a todos os nossos dados.

Que outras alternativas consideraram?
JR – No sentido de melhorar o desempenho das aplicações na WAN, considerámos aumentar a largura de banda em todas as nossas delegações de 2 Mbps para 10 Mbps. Porém, chegámos à conclusão que isso iria custar mais de 12 mil euros por ano. Não podíamos justificar esta despesa na empresa e apercebemo-nos de que precisávamos mesmo de uma solução que nos garantisse um acesso rápido à nossa infraestrutura consolidada, de uma forma economicamente vantajosa e eficaz

Qual o balanço que faz dos benefícios obtidos?
JR – Os produtos Riverbed foram uma ótima solução para a Bicafé. Conseguimos evitar uma dispendiosa atualização da largura de banda, conseguimos simplificar a nossa infraestrutura de sistemas de informação e os nossos dados estão agora mais seguros; os nossos utilizadores remotos têm acesso aos nossos sistemas independentemente de onde estiverem situados e a produtividade dos trabalhadores aumentou. Nada disto teria sido possível sem a Riverbed”, garante Jorge Ribeiro. “Para além disso, os nossos cálculos indicam que a solução da Riverbed permitiu um retorno sobre o investimento em pouco mais de 22 meses. Não podíamos estar mais satisfeitos com este resultado.made redundant by technology.

A Bicafé é uma multinacional portuguesa com mais de 40 anos de história especializada na arte do café expresso intenso e com caráter. Oferecendo o café nas suas mais variadas formas, seja em grão, em pastilha ou em cápsula sempre com a mesma atenção à qualidade e respeito pela longa tradição portuguesa dos melhores cafés expresso.

Podemos ajudá-lo?

Veja a nossa oferta tecnológica de soluções e serviços que podemos adaptar ao seu negócio.